Breaking News

Estudo do Sincor-SP aponta alta no juro de fracionamento

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Estudo sobre as taxas de juros praticadas por 15 seguradoras no parcelamento do prêmio no ramo de automóveis indica grande oscilação de 2004 para cá. E nos últimos dois anos as taxas voltaram a subir. De acordo com levantamento do Sindicato dos Corretores de Seguros São Paulo (Sincor-SP), em 2008 o avanço da inflação e a crise econômica pressionaram a elevação da taxa média de juros, que ultrapassou o patamar dos 14% ao ano, revertendo a tendência de queda, que se registrava desde 2006, quando se manteve na faixa anual de 12%.

Este ano, contudo, os dados apontam para uma acomodação da taxa ao redor de 10%. "O ajuste é coerente com a própria movimentação dos juros da economia", justifica o presidente do sindicato, Mario Sérgio de Almeida Santos.

A análise focou casos cuja forma de pagamento é o boleto bancário. Segundo Mario Sérgio Santos, essa modalidade foi escolhida por ser praticada por todas as seguradoras e porque suas taxas são as maiores, "quando comparadas às outras opções, já que apresenta mais risco de inadimplência". Ele revela ainda que os dados utilizados foram obtidos das planilhas de cálculo fornecidas pelas empresas, quando da solicitação de uma proposta de seguro.

Segundo o estudo, a SulAmérica foi a que promoveu o maior reajuste, de 200%, no parcelamento em cinco vezes. A taxa mensal saltou de 1%, em 2008, para 3%, em 2010. Cinco seguradoras mantiveram as taxas inalteradas, três não informaram e as sete demais promoveram aumentos.

Pelo levantamento do sindicato dos corretores paulistas, a Porto Seguro é a que vem praticando este ano a maior taxa mensal (4,6%) no parcelamento em cinco vezes, seguida da HDI, com 4,5%. Nas mesmas condições, a menor taxa foi verificada na Allianz e na Alfa, ambas de 2,4% ao mês.

No fracionamento em até quatro parcelas, também em 2010, o estudo mostra que a metade das seguradoras não cobra juros. Outras sete, contudo, não hesitam em cobrá-los, enquanto uma deixou de informar.

Nesta categoria, o juro mensal mais baixo é o da Azul (1,4%), Mapfre (2%) e Allianz (2,1%). O estudo aponta a taxa mais elevada na Porto Seguro (4,6%) e na Liberty (4%).

Mario Sérgio Santos comenta que o estudo é mais uma ferramenta que o sindicato proporciona ao corretor para que ele ofereça, cada vez mais, o melhor serviços aos clientes. "O conhecimento dos juros cobrados no parcelamento permite uma melhor escolha da forma de pagamento do seguro", observa.

Na análise, foram consideradas, no máximo, dez parcelas de pagamento do prêmio.

O estudo "Evolução das Taxas de Fracionamento em Automóvel" retrata os juros no parcelamento do seguro de automóvel praticados pelas seguradoras Bradesco, Unibanco, Alfa, Allianz, Azul, Chubb, HDI, Itaú, Liberty, Mapfre, Marítima, Porto Seguro, SulAmérica, Tokio Marine e Zurich.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario