Breaking News

Previdência privada surge como opção de investimento futuro

Fonte: Jornal A Tarde - BA

Trabalhadores autônomos ou funcionários de empresas privadas e públicas podem garantir uma renda extra, após a aposentadoria, por meio de um plano de previdência privada. Comeste tipo de investimento, oferecido por bancos e financiadoras, a pessoa consegue manter o mesmo padrão de vida dos anos em que estava ativa.

Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida revelam que cerca de 101 mil pessoas no País são beneficiadas por essas coberturas.

Entre os estados brasileiros, a Bahia ocupa o segundo lugar no ranking de investidores, com a expansão da venda de previdências em 33,42% (o que significa que um total de R$ 289,22 bilhões em títulos foram comercializados entre janeiro do ano passado e o deste ano).

Quem ainda não conhece os planos de previdência privada deve ficar atento às diferenças nos tipos de investimento e valores a serem aplicados. O economista Pedro Gomes informa que as previdências complementares se dividem entre fechadas e abertas. "A primeira é criada pelas próprias empresas, que oferecem um plano pós-aposentadoria especialmente para seus funcionários. Já a aberta é oferecida a qualquer pessoa que queira garantir uma aposentadoria, mesmo quenãotrabalhecomcarteira assinada", explica.

A publicitária Francine Barreto, dona de um salão de beleza em Pernambués, tem interesse em aderir a um plano de previdência aberta.

"Não conto com a previdência do INSS (InstitutoNacionaldo Seguro Social), porque não trabalho na minha área e não possuo carteira assinada. E comosoumicroempresária,a previdência énecessária para o futuro", diz.
Garantia Mesmo pensando em adquirir o plano, Francine ainda não escolheu a seguradora nem avaliou o valor que pretende investir. "De qualquer forma, é um dinheiro a mais para ser gasto e que precisa ser bem avaliado", afirma. Segundo Gomes, as vantagens em se adquirir um plano são inúmeras, uma vez que funciona como uma garantia sobre a previdência do INSS. "É uma poupança avançada, eterna, que a pessoa pode usar não só para ela, mas que tambémpode transferir para dependentes", salienta.

O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros e Capitalização da Bahia (SincorBA), George Carneiro, concorda:"Quemrecebe hoje um salário maior que o teto daprevidênciasocial,queéde R$ 3,4 mil, opta por buscar essas outras alternativas

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario