Breaking News

Seguradoras miram o Nordeste como região prioritária

Fonte: CQCS | Crislaine Cambuí

Com o mercado de seguros crescendo com taxa superior a 30% por ano, segundo dados da Susep, o Nordeste tornou-se em 2011 a região prioritária para expansão dos negócios de diversas companhias internacionais e nacionais.

Durante este ano, por exemplo, a suíça Zurich inaugurou seis ZACs (Zurich Atendimento ao Corretor). As novas instalações estão localizadas em Fortaleza/CE, Natal/RN, Aracaju/SE, Maceió/AL, Teresina/PI e Feira de Santana/BA.

Segundo dados da companhia, o movimento permite à companhia cobrir 77,7% do Nordeste. “Nossa chegada está trazendo mais uma opção de seguradora para os corretores e consumidores da região, pois temos a vantagem de sermos uma seguradora completa, atuando em todos os segmentos, com exceção do ramo de saúde”, explica o CEO Brasil de Autos e Seguros Gerais da Zurich, Marcus Vinicius Martins.

Para o superintendente Comercial Regional Norte/Nordeste da Zurich, Eduardo Fazio, a região Nordeste é estratégica para o plano de expansão da seguradora. “A Zurich vê um Nordeste bastante estimulado com as obras do PAC, investimentos no Porto de Suape, Transnordestina, obras da Transposição do Rio São Francisco e ainda as obras por conta de competições esportivas. E, por acreditar que é preciso oferecer serviços e produtos de qualidade e que atendam às atuais e novas demandas de mercado, é que a companhia tem se concentrado nessa expansão”, reforça Fazio.

Modelo inovador

A espanhola Mapfre tem investido em modelo inovador por meio de Centro Automotivo AutoMais integrado com pontos de atendimento ao corretor. Com esse foco, a companhia inaugurou dois pontos: Salvador/BA, em junho, e Aracaju/SE, em maio.

“A cidade de Salvador apresenta alta demanda no ramo de seguros e comporta duas Sucursais. Mas é possível que, num futuro próximo, sejam três ou quatro. A idéia é ter muitos negócios na Bahia, por isso precisamos de uma equipe forte e competente para avançar nesse mercado”, declara o diretor da Territorial Bahia, Edson Pereira.

No sentindo de ampliar os resultados já conquistados, o executivo reforça a idéia de massificação. “Investimos continuamente na proximidade com o corretor, dando total apoio para que os parceiros conquistem novos negócios, tanto no Seguro de Automóvel, quanto nos segmentos de vida, previdência e grandes riscos”.

Já o gerente da tradicional Sucursal Salvador, Álvaro Santos, comenta o potencial da região. “O Nordeste vai ter uma participação significativa muito em breve no âmbito nacional. E, ao fazer um investimento dessa envergadura aqui no mercado de Salvador, a companhia acredita que conquistará uma fatia importante do mercado, sempre com objetivo de melhorar o atendimento de nossos clientes”.

Por sua vez, o gerente do AutoMais em Aracaju, Tennyson Tojal, enfatiza que o novo conceito desenvolvido pela Mapfre comporta várias solicitações no mesmo local. “Os Centros Automotivos são o que há de mais moderno em termos de atendimento, pois permitem a retirada do caso reserva, quando necessário, e a solução de todas as demandas do evento em um mesmo ambiente”, reforça o executivo.

Relacionamento e tecnologia

A alemã HDI Seguros é outra que mantém foco prioritário no mercado nordestino. “A companhia está trabalhando para ampliar sua presença em todo o país e o Nordeste é parte importante dessa estratégia, visto que atualmente é um das regiões que mais crescem no Brasil”, afirma o superintendente de Marketing, Paulo Moraes.

“Pretendemos melhorar significativamente nosso desempenho nos estados nordestinos, tanto em vendas quanto em participação de mercado e número de filiais”, revela Moraes, apontando que atualmente a seguradora já conta com sete filiais e quatro Centrais Bate-Pronto, especializados nos sinistros de Seguro de Auto.

Ele sustenta ainda que o relacionamento com o canal de distribuição tem sido firmado também através da ferramenta online, que facilita nos trabalhos. “O melhor exemplo é o HDI Digital, um sistema pelo qual os corretores têm acesso, em tempo real, a todas as informações sobre produtos e serviços da HDI, com possibilidade de simular cotações e agilizar suas vendas”, ressalta.

Matriz local

A Excelsior Seguros é a única seguradora com matriz ativa no Nordeste, desde 1996, quando transferiu a sede do Rio de Janeiro para Recife. Em 2011, segundo cálculos da CNseg, a companhia mantém taxas de crescimento na faixa dos 15%. O presidente da seguradora, Mucio Novaes, revela os planos para avançar no mercado local.

“Pretendemos elevar as contratações em 20%, aproveitando para aumentar os esforços da companhia junto aos corretores, com foco principal na área de riscos empresariais”, diz Mucio. “Estamos implantando novos produtos e novos canais de relacionamento para os corretores. Nesse sentido, temos aprimorado nossas ferramentas de tecnologia da informação, o que proporciona aos nossos profissionais melhores condições de trabalho”, conclui o executivo.



Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario