Breaking News

CNSP aprova novas regras para o microsseguro

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Decisão era aguardada pelas seguradoras, interessadas em ingressar em um segmento com público potencial de 100 milhões de pessoas

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão máximo que regula o mercado de seguros, aprovou, em reunião realizada ontem, a nova regulamentação para o microsseguro, apólices de baixo valor destinadas à população de baixa renda. A decisão era aguardada há algurn tempo pelas seguradoras, interessadas ern ingressar em um segmento com público potencial de 100 milhões de pessoas.

Também foi sancionada, conforme nota enviada à imprensa, a criação das entidades autorreguladoras para os corretores de seguros. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), em ambos os casos os membros do conselho aprovaram "pequenas mudanças" ern relação às propostas originais apresentadas pela autarquia. Ainda não se sabe quais são essas alterações, que serão conhecidas nos textos finais a serem divulgados pela Secretaria do CNSP.

Outros pontos aprovados durante a reunião de ontem foram as mudanças no processo de sanções administrativas contra empresas supervisionadas pela Susep; no seguro DPVAT, sem alteração no preço do seguro obrigatório; e nas transferências de riscos, em operações de resseguro e de retrocessão. O CNSP é formado por representantes do Ministério da Fazenda, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Banco Central, do Ministério da Justiça e do Ministério da Previdência.

Recentemente, durante a 7a Conferência Internacional de Microsseguros, no Rio de Janeiro, especialistas debateram sua comercialização. Para o diretor de operações da Vayon Insurance Solutions, Wladimir Chinchio, é preciso inovar e realizar adaptações para atender as peculiaridades dos segurados de baixa renda. Segundo ele, deve-se ter em mente que não é possível simplesmente aplicar o modelo de negócio do seguro tradicional.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario