Breaking News

Previdência: Os diferentes planos e seus benefícios

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Os principais planos de previdência privada do País são instrumentos de acumulação de recursos financeiros de longo prazo. Estão disponíveis no mercado o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), essenciais para atingir o patrimônio desejado no período da aposentadoria. Para efetuar a escolha entre eles, é fundamental entender as características e diferenças de cada um, já que ambos possuem uma série de semelhanças.

O PGBL é um produto de previdência complementar que visa à acumulação de recursos e à transformação em renda futura. O dinheiro é aplicado em um Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimentos Especialmente Constituídos (FIC) para render ao longo do tempo e assim formar uma reserva. O investidor não precisa coincidir a data do recebimento com a aposentadoria do INSS. Já o VGBL foi desenvolvido com base no PGBL e é um seguro de vida que funciona como um plano de previdência.

Os dois planos passam por duas fases: o período de investimento e o de benefício. No primeiro ocorre quando a pessoa está trabalhando. É a fase de formação de patrimônio. Já o segundo é a partir da idade escolhida para começar a usufruir do dinheiro acumulado durante os anos de trabalho. A maneira que o recurso será recebido fica a cargo do poupador. É possível resgatar todo o valor acumulado ou contratar um serviço de resgate mensal.

Nos dois modelos, o poupador faz depósitos mensais com valor estipulado no contrato - o limite mínimo é de R$ 25 - e assim estabelece a renda que quer receber em determinada idade. Há também as contribuições esporádicas, quando há alguma bonificação e a pessoa quer guardar, como férias ou 13° salário.

Esses depósitos não alteram o plano estabelecido. Outra vantagem é que se necessário é possível sacar o dinheiro após 60 dias de contribuição. De acordo com Américo Gomes, diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, os planos dão comodidade aos investidores. A movimentação segue conforme a necessidade do contratante. A principal diferença entre os planos está na tributação.

O PGBL é ideal para a pessoa que utiliza o formulário completo no ato da declaração do Imposto de Renda. Há a possibilidade de abatimento do valor investido sob limite de 12% do rendimento bruto anual durante o período de acumulação. A taxação só ocorre no resgate do dinheiro.

Já o VGBL é indicado para que faz o IR simplificado ou vai aplicar um valor acima de 12% da renda anual. Neste plano o investidor declara tudo quando deposita e a tributação ocorre apenas sobre o ganho de capital. O investidor também deve ficar atento com relação às taxas de administração, que servem para remunerar o gestor pela administração do ativos de fundo, e de carregamento - remuneram a instituição financeira pelas despesas com corretagem e venda do plano. As taxas variam conforme o plano e a empresa.

O investidor possui algumas opções com relação as opções de carteira de fundo de investimento nos planos PGBL e VGBL. A maior parte dos portfólios é composta por ativos de renda fixa (CDBs, debêntures e títulos públicos) , mais indicados para quem procura um plano de caráter conservador; os de renda variável (ações em Bolsa e derivativos financeiros), que são considerados aplicações arrojadas e de outros ativos, como quotas de fundos imobiliários.

Segundo Lourenço, os planos ficaram 100% flexíveis e mais parecidos com investimentos de banco. O investidor escolhe como quer trabalhar com o dinheiro. "Os fundos de aposentadoria podem alocar até 49% em ações (por lei) e o restante, 51%, em renda fixa. ", disse.

O poupador deve ficar atento ao tempo que contribuirá , quanto a renda mensal lhe permite depositar e também qual o volume do patrimônio desejado no resgate. O diretor presidente da Capemisa, José Augusto Tatagiba, reitera que as possibilidades para adequar as contribuições a realidade financeira são mais fáceis quando se inicia no mercado de trabalho. O executivo lembra que o tipo de fundo financeiro (PGBL e VGBL) deve ser de acordo com o perfil do investidor.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario