Breaking News

Marítima Seguros reduz custos e ganha agilidade com e-mail com valor jurídico da Comprova

Fonte: RMA Comunicação

A Marítima já economizou mais de R$1 milhão com a utilização do Email Comprova

São Paulo, 28 de outubro de 2011 – A Marítima Seguros, um dos maiores grupos empresariais do segmento, obtém uma economia anual de R$ 300 mil com a utilização do Email Comprova, uma solução que integra o envio de mensagens eletrônicas com certificação digital. A seguradora também garantiu maior eficiência, o cumprimento na entrega de suas comunicações e reduziu substancialmente os custos ao enviar as suas notificações de cancelamentos de propostas aos corretores parceiros.

A migração do processo de cartas registradas para o e-mail Comprova, foi motivada por uma determinação do órgão regulador que cuida da categoria, que obriga as seguradoras a comunicar formalmente o cancelamento de proposta por parte da seguradora, respeitando um prazo determinado. Este processo de comunicação era feito de maneira manual, com a impressão e remessa por meio de carta registrada. Além dos custos envolvidos, havia uma grande preocupação quanto ao cumprimento do prazo legal e comprovação de entrega da comunicação.

A solução apresentada pela Comprova.com, associada às mudanças em processos operacionais internos, atenderam estes quesitos de redução de custos, cumprimento do prazo e comprovação de entrega. A solução consistiu no envio eletrônico das Notificações de cancelamento, por parte da Seguradora, e das propostas para automóveis e riscos especiais.

“Os serviços prestados pela Marítima sempre foram sinônimo de qualidade, eficiência e respeito aos seus clientes. Com a utilização da Internet para o envio de suas comunicações oficiais, a empresa inovou ainda mais ao economizar tempo e recursos no relacionamento com as corretoras. Muitas empresas já substituíram a carta registrada pelo Email Comprova no atendimento de seus clientes e parceiros por ser uma solução rápida, eficiente e econômica”, afirma Marcos Nader, CEO da Comprova.com.

O projeto começou em 2006, e foi implantando em outubro do mesmo ano, com duração de cerca de 250 horas para alterações nos processos operacionais, ajustes nos sistemas e a devida homologação junto à área de tecnologia. As principais alterações foram de baixa complexidade, requerendo apenas pequenas parametrizações no sistema de workflow da seguradora. O time do projeto foi composto por colaboradores da área de tecnologia e de negócios da Marítima, em parceria com os profissionais especializados da Comprova.

“Há cinco anos a Comprova apresentou uma solução inovadora e sustentável, que nos ofereceu agilidade na comunicação, garantia de entrega, redução de custos de envio de correspondências, de impressos e da necessidade de armazenamento de documentos físicos”, afirma Amélia Okubo, Superintendente de Desenvolvimento de Sistemas da Marítima. “A revisão de processos agregou para a nossa empresa mais uma inovação tecnológica, viabilizando a automatização de processos e gerando maior controle operacional”, conclui a executiva.

A existência prévia de um sistema de fluxo no trabalho da Marítima facilitou muito a integração do sistema de envio de e-mails oficiais. A principal mudança, no entanto, está relacionada ao tempo e custo que era gasto com o processo anterior de envio das cartas, com a impressão e manuseio para envio com registro. Desta forma, a seguradora obteve controle de todos os passos deste processo, o que facilitou muito o trabalho diário de seus colaboradores. Com o envio eletrônico dos comunicados, o risco do não cumprimento do prazo legal por atrasos derivados de greves de serviços de entregas ou falhas operacionais também foi eliminado.

Sobre a Marítima

Fundada em 1943 na cidade de Santos, a Marítima Seguros está entre os maiores grupos empresariais atuante no segmento no Brasil. Conta atualmente com mais de 780 mil segurados nos ramos de Automóveis, Saúde, Pessoas e Riscos Especiais. Com uma estrutura de capital fechado, o grupo é formado pelas empresas Marítima Seguros e Marítima Saúde Seguros. Sua rede conta com 51 unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Goiás.

Sobre a Comprova

A Comprova.com, criada em 2003, é o primeiro portal de comprovação legal de transações eletrônicas e certificação digital do País. A empresa atua na transformação de processos “físicos” em eletrônicos com a manutenção do seu valor jurídico. Seus produtos incluem a comprovação jurídica de envio, recebimento, autoria e conteúdo de e-mails, workflow de contratos com assinatura digital, Carimbo do Tempo e registro em cartório de documentos eletrônicos. São parceiros da iniciativa empresas públicas e privadas, como o Observatório Nacional, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, cartórios de títulos e documentos, Serasa Experian e IBM.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario