Breaking News

Apólice traz mais segurança também para os acionistas

Fonte: Brasil Econômico

Companhias com seguros para executivos conseguem atrair os profissionais mais disputados

Os seguros de responsabilidade civil para executivos (D&O) começaram a ser contratados no Brasil por empresas que abriam capital em Nova York (EUA) e em Londres (Inglaterra), onde esse tipo de apólice é utilizado no caso de o profissional ser levado a esclarecer algum assunto na justiça. Logo, o seguro passou a ser contratado também pelas companhias listadas na BM&FBovespa, tornando- se prática no mercado doméstico.

De acordo com o consultor em governança corporativa, Renato Chaves, a contratação de seguro para executivos pode ser vista positivamente pelos acionistas das empresas de capital aberto. Essas apólices são consideradas como parte de um pacote de negociação para atração e retenção dos melhores profissionais do mercado, o que de certa forma mostra que a empresa será gerida por pessoas gabaritadas e disputadas pelas concorrentes do setor. "Essa companhia está mais bem posicionada no mercado", afirma o especialista.

E, ao contrário do que se pode imaginar, a empresa não contrata o seguro porque parte do pressuposto de que corre o risco de o executivo ser processo judicialmente ou administrativamente por um deslize cometido por ele. "A ação pode não necessariamente estar relacionada com uma falha do executivo, mas com as próprias decisões empresariais do dia a dia da companhia questionadas por outras partes", explica o especialista.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario