Breaking News

Corretor sem ética pode ser julgado por Comitê

Fonte: CQCS | Crislaine Cambuí

Para garantir a ética e o zelo na profissão do corretor de seguros, a Fenacor lançou o Código de Ética, como afirma um dos idealizadores do projeto, Roberto Barbosa, que é também presidente do Comitê Nacional de Ética da entidade.

“A importância em aderir ao Código, por parte do corretor, está em demonstrar o seu espírito profissional e seu comprometimento com suas atividades”, enfatiza.

Ele explicou ainda que basta acessar o site da Fenacor, preencher o termo, imprimir, assinar e levar o documento ao Sincor. “O termo será encaminhado à Fenacor, que expedirá o diploma de adesão”.

Segundo Barbosa, o corretor precisa trabalhar de forma correta todos os dias. “Ter ética como corretor de seguros é zelar pela conduta profissional, ser verdadeiro, explicar com clareza a respeito das coberturas, assim como passar sempre as informações corretas e prestar assistência ao segurado”.

Como funcionam as denúncias

Cada Sindicato tem o seu próprio Comitê de Ética. As denúncias são examinadas e julgadas. Após a análise e julgamento, o Sincor encaminha a cópia do processo para a Fenacor.

Em havendo recurso, o Comitê Nacional de Ética, em segunda instância, passará adiante à revisão do julgamento da primeira instância e o enviará à Susep. Assim, ao ficar comprovado que houve lesão ao segurado ou segurador, ou se a ação do corretor denegriu diretamente a classe, fica a cargo da Superintendência avaliar o caso e aplicar as penalidades cabíveis.

Barbosa destaca também que, independente de ter aderido ou não ao Código de Ética, qualquer corretor pode ser julgado pelo Comitê do seu Sindicato, “pois a classe precisa zelar pela reputação de seus membros”.

Para finalizar, ele ressaltou que, antes de ser lançado o Código, os Sindicatos recebiam em média cerca de três a quatro denúncias por ano. E para alegria dele, no ano de 2011, não houve nenhum processo por parte do Comitê. “Isso mostra que os corretores estão trabalhando na linha”, conclui.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario