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Prestamista cresce 21,89% no trimestre

Fonte: Valor Econômico

Por Adriana Aguilar | De São Paulo

Canais de distribuição digitais e vendas bem desenvolvidas são fundamentais para o sucesso dos seguros massificados ou populares que precisam ter custo acessível e fácil contratação em redes de varejo, financeiras e empresas. Um deles, o prestamista (que quita dívidas em caso de morte ou desemprego), teve aumento de 21,89% em seu volume de prêmios no primeiro trimestre deste ano.

Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), em 2017 a modalidade prestamista foi a que puxou o crescimento do seguro de pessoas. O produto protege o consumidor ao quitar parcelas dos empréstimos e financiamentos nas ocorrências de morte, invalidez e inadimplência dos tomadores. O prestamista cresceu 23,8%, muito mais do que as outras modalidades de seguros. Em 2018, diante da expectativa de retomada da economia e do aumento de renda, a contratação desse produto deve aumentar, dizem os profissionais consultados.

Na carteira de massificados do Bradesco no ano passado, o prestamista e o seguro dental, juntos, foram responsáveis pelo volume de quase R$ 3 bilhões em prêmios. A carteira ainda inclui outros massificados como seguro residencial, automóvel, saúde e empresarial.

O prestamista, na corretora Marsh Brasil, alcançou 40% de aumento de prêmios nos primeiros cinco meses de 2018, afirma o diretor financeiro da Marsh Brasil, André Takahashi. Outro destaque na carteira de massificados da corretora é o seguro para roubo e furto de celular, bastante contratado pelos clientes, explica Takahashi. "Em 2018, o seguro para celular deve superar os 15% de aumento registrados no ano passado", diz.

Também o seguro para smartphones na Assurant, líder no mercado em proteção de dispositivos móveis, teve crescimento, em prêmios, de 35% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. O diretor de produtos e marketing da Assurant, Rogério Guandalini, explica que os valores desses aparelhos, cada vez mais elevados, faz do seguro um serviço quase que essencial para a proteção do investimento dos consumidores.

Para a SulAmérica, o seguro residencial, além de importante para proteção patrimonial, também é visto como uma grande oportunidade de negócio dentro do nicho de massificados. "Estima-se que no Brasil apenas 10% das empresas e menos de 15% das residências tenham seguro. O potencial é enorme", diz o vice-presidente de auto e massificados, Eduardo Dal Ri.

O primeiro trimestre de 2018 já mostrou bons resultados para a carteira de massificados da SulAmérica, com os seguros residenciais, para condomínios e empresariais multirrisco. Houve o incremento de 16,7% nas receitas operacionais no primeiro trimestre de 2018. "Acreditamos que o bom resultado vai continuar até o fim do ano", diz Dal Ri.

Na SulAmérica, o seguro residencial, além da cobertura para incêndio, vendaval e danos elétricos, oferece alguns serviços personalizados para o segurado, como descarte responsável, dedetização, check-up kids e idosos para a segurança da casa a esses dois públicos, assistência pet e assistência bike.

No segmento de seguros massificados, a Sompo inclui os ramos automóvel, residencial, condomínio, empresarial, viagem e prestamista, com expectativa de crescimento de 25% em 2018, índice considerado muito acima de qualquer projeção esperada para o mercado geral de seguros, explica o diretor de produtos e sinistros da Sompo Seguros, Adailton Dias.

Dentre os massificados da Sompo, ganha relevância o seguro empresarial simplificado. Existe há 15 anos e continua como o mais vendido por ser um seguro descomplicado, com coberturas que podem ser contratadas de acordo com a necessidade do segurado, como descontos por experiência e por número de coberturas, por sistemas protecionais contra incêndio e roubo, entre outras vantagens. Pequenas e médias empresas, nos segmentos de comércio e serviços - como escritórios, bares e restaurantes e pequenos comércios -, são as que mais contratam.

"Estamos confiantes no crescimento da carteira de massificados por conta dos investimentos realizados em tecnologia para mais funcionalidades, como o uso do Whatsapp para análise, regulação e liquidação dos sinistros de automóvel e de ramos elementares, entre eles, residencial, condomínio, empresarial e equipamentos", explica o diretor de Produtos e Sinistros da Sompo Seguros, Adailton Dias.

Incluída no segmento de massificados, a carteira auto da Tokio Marine cresceu 22% em prêmios entre janeiro e abril de 2018. "Representa o dobro da média de mercado, que está em 11%. Esperamos um incremento ao redor de 20% até o final do ano", diz o diretor executivo de Produtos Massificados da empresa, Marcelo Goldman. Para manter esse elevado percentual de crescimento, uma das iniciativas será interiorizar o serviço de assistência 24 horas na carteira de auto ainda nesse ano, explica o diretor.

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