Breaking News

Vendas de carros voltam a animar o segmento auto

Fonte: Valor Econômico

Por Adriana Aguilar | Para o Valor, de São Paulo


O crescimento do seguro auto volta a ultrapassar a casa dos 10 pontos percentuais neste ano. De janeiro a abril, avançou 10,6% no volume de prêmios. O incremento é comemorado já que, nos últimos três anos, não passava de um dígito. Ainda assim, as seguradoras seguem criteriosas na hora da seleção do risco do cliente. O tom do momento são produtos simplificados, mas com ferramentas de tecnologia que acompanham o motorista, permitindo preços individualizados para cada tipo de risco.

"Também a indústria do seguro auto continua a buscar soluções tecnológicas que possam ampliar a gama de serviços e contribuir com a conveniência do consumidor", explica o vice-presidente da Comissão de Automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), Walter Pereira.

No período de retração, essa modalidade sofreu com o minguado incremento, em prêmios, de 3,5% em 2015, depois uma retração de 2,4% em 2016. No ano passado, houve uma recuperação de 6,7% e, em 2018, o setor dá sinais de melhora, na esteira do desempenho mais expressivo de vendas da indústria automobilística.

Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) já indicam a tendência de que o licenciamento de veículos no país cresça cerca de 12% até o fim do ano.

Na avaliação do vice-presidente técnico da HDI Seguros, Fabio Leme, a estabilidade no prêmio do seguro auto ainda depende do aumento da frota de veículos seminovos, com até cinco anos, no mercado brasileiro.

Os patamares de vendas de carros zero quilômetro em 2013 e 2014 foram muito superiores aos observados nos últimos três anos, quando os negócios anuais chegaram a cair quase pela metades. Por isso, mesmo com o aumento significativo das vendas dos veículos novos agora, a frota de seminovos em circulação, que tenham até cinco anos de uso, cairá ao longo do ano e em 2019.

"Se a recuperação de vendas continuar indo bem, a população de seminovos com até cinco anos de uso voltará a crescer a partir de 2020. De toda a frota segurada no Brasil, mais de 80% dos veículos possuem até cinco anos de uso. Por isso a análise e o acompanhamento do segmento de seminovos é tão importante para as seguradoras de veículos", afirma Fabio Leme.

Para driblar esse cenário e estimular o interesse pelo seguro auto, a HDI tem investido em inúmeras soluções inovadoras e digitais, programadas para ser lançadas ao longo do segundo semestre. Uma das novidades, lançada há dois meses, é o HDI Fit com aplicativo para o cliente fazer vistoria pelo celular e preço de 30% a 60% mais barato, dependendo do modelo do veículo e da região da residência.

A Bradesco Auto/RE também investiu em mais tecnologia nos serviços prestados, de modo eficiente e em poucas horas, como o tradicional martelinho ou no "Repare Fácil", por exemplo. "Há modelos matemáticos mostrando que, quando o serviço é bem avaliado pelo cliente, ele renova o seguro, explica o diretor-técnico de Auto/RE da Bradesco Seguros, Saint'Clair Pereira Lima.

O especialista em seguros e sócio da consultoria Bain & Company, André Leme, explica que muitas seguradoras passaram a criar produtos com custos mais acessíveis e simplificados para atingir os clientes mais sensíveis a preço. Isso explica a tendência de diversos produtos que surgiram como a apólice apenas para roubo, ou cobertura somente para perda total, por exemplo.

"Além disso, tem sido comum a inclusão de serviços de assistência na apólice para funcionar como pontos de contato com os segurados. Mesmo sem usar o seguro do carro, o cliente interagiu com a seguradora e é um cliente satisfeito por receber um benefício", diz o consultor.

Nessa tendência, a Porto Seguro tem o objetivo de agregar mais serviços, além dos tradicionais chaveiro, encanador, eletricista e descontos em estabelecimentos e produtos. "É para acabar com o mito de que seguro é um investimento que não se usa", afirma o diretor do Porto Seguro Auto, Jaime Soares.

Outra novidade é o aplicativo (app) Trânsito+gentil que, quando logado pelo motorista, ao detectar a boa condução do carro, promete dar até 10% de desconto aos segurados e não segurados e até 35% para quem tem entre 18 e 24 anos. Além disso, recompensa os usuários com prêmios de R$ 200 a R$ 4 mil.

A SulAmérica também quer conhecer o perfil de direção dos motoristas que baixarem o app Auto.vc no celular, mantendo logado enquanto dirige. De acordo com a pontuação conquistada pelas boas práticas no volante, as recompensas prometidas podem ser de até R$ 400 de desconto no valor do seguro ou até R$ 800 de desconto na franquia, de acordo com a escolha do cliente.

Como parte da interação on-line com o cliente, a SulAmérica envia o cartão de segurado por SMS e tem feito atendimento por meio de chatbot. "Acreditamos que a empresa vai se dar bem com a digitalização de processos, em razão de ser uma marca forte e consolidada", diz o vice-presidente de auto e massificados da SulAmérica, Eduardo Dal Ri.

A digitalização e a melhoria de processos se intensificou ao longo de 2017 no Grupo BB e Mapfre. "Fizemos uma transformação digital, com vistorias on-line, gestão de risco com mais tecnologia, gestão de informação e kits digitais aos clientes", explica o diretor de produto de automóvel do Grupo BB e Mapfre, Glaucio Toyama.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario