Breaking News

Deputados estaduais gaúchos homenageiam o Sincor-RS


Fonte: CQCS

O Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul foi homenageado pela Assembleia Legislativa durante o Grande Expediente desta quarta-feira (24/10), por proposta do deputado Miki Breier (PSB). O parlamentar lembrou no dia 14 de outubro de 1942, recebemos a Carta Sindical, fornecida pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio ao Sindicato. Ele prosseguiu:

- A sociedade clama por segurança e o papel do corretor de seguros emerge, neste contexto, enquanto “garantidor” dos encaminhamentos práticos para que este sentimento de proteção se instaure, de fato, no cidadão, nas relações entre cliente e seguradora. É vital para a saúde mental e física que este papel efetivado no imaginário da população, se consolide numa percepção de que há formas de, na medida do possível, protegermo-nos e precavermo-nos dos percalços a que estamos expostos, à mercê de uma realidade que, por vezes, tem contornos de fatalidade.

História

O parlamentar também destacou a regulação do mercado de seguros. Dados da  Susep, estimama em R$ 100 bilhões o faturamento do mercado que engloba as atividades de seguros, previdência, capitalização e resseguros em 2009, com um aumento de 12% em relação a 2008. O faturamento do mercado de seguros cresceu em torno de 16% e 20% em 2010.

- Há pouco mais de uma década, o mercado de seguros estava abaixo de 1% do PIB – disse Miki -. Hoje, atingiu a casa de 3% a 4% do Produto Interno Bruto, faturando, em 2011, perto de $150 bilhões de reais e com tendência a crescer. No Brasil, são quase 80 mil corretores, dos quais cinco mil estão no Rio Grande do Sul, gerando aproximadamente 200 mil empregos diretos no País.

Assinalou ainda que em 9 de outubro de 2012, na Câmara dos Deputados, foi lançada a Frente Parlamentar "Brasil com Seguro", constituída por vários deputados e senadores de todos os partidos políticos, integrados com os ideais da categoria. “

Dia dos Corretores de Seguros

No dia 12 de outubro, comemora-se o Dia do Corretor de Seguros no Rio Grande do Sul, projeto de Miki Breier, com o objetivo de destacar nossa importância social. O projeto se tornou a Lei 13.726 de 16/05/2011.

O deputado ressaltou que o corretor de seguros é o único profissional habilitado legalmente a promover contratos de seguros entre as seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado.

- São os corretores que oferecem apólices que irão garantir o estudo dos filhos e a segurança de um lar, no caso de morte do chefe da família. Também são eles que fazem as apólices de grandes empresas - petroquímicas, mineradoras, estaleiros, montadoras de veículos - sempre visando à preservação ou à reparação de um bem ou de vidas.

Apartes

Manifestaram-se nos apartes os deputados Heitor Schuch (PSB), Jorge Pozzobom (PSDB), Jurandir Maciel (PTB), Marcio Biolchi (PMDB), Luciano Azevedo (PPS), Edegar Pretto (PT), Heitor Schuch (PSB) e João Fischer (PP).

Presenças

Prestigiaram o Grande Expediente, o presidente do Sincor-RS, Celso Vicente Marini; o vice-presidente Sérgio Alfredo Petzhold; o representante da Defensoria Pública, Jaderson Paluchowski; o secretário-adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS, Claudemir Bragnollo e o vereador Idenir Cecchin (Porto Alegre).

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario