Breaking News

Nevasca nos EUA esquenta as vendas do seguro de viagem no Brasil

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

A procura por seguro de viagem pelos brasileiros rumo aos Estados Unidos subiu 40%, nos últimos 15 dias, de acordo com a Intermundial Brasil, especializada em seguros e soluções específicas para o setor de turismo. O motivo da alta é a nevasca que atinge principalmente as regiões Norte e Nordeste, que podem ocasionar uma sensação térmica de - 50°, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano.

O diretor-geral da Intermundial Brasil, Maurinei Santos, conta que a empresa vem recebendo diariamente cerca de 65 ligações, todas motivadas pelas mudanças climáticas nos Estados Unidos. Antes, ele diz que o atendimento era, em média, de 20 telefonemas por dia de turistas e agentes de viagem a procura de informações sobre o seguro. “Hoje o telefone não para de tocar”, comenta o executivo.

Por causa do frio, terça-feira última, quase 2 mil voos foram cancelados e mais de 700 atrasaram nos Estados Unidos, estatística que inclui tanto as aeronaves que chegam e partem do país quanto as que voam dentro do território norte-americano.

O seguro de cancelamento de viagem, um dos produtos mais procurados pelos turistas que estão de viagem marcada para os Estados Unidos, na avaliação da Intermundial Brasil, dá direito ao reembolso integral do valor pago pelas passagens em caso de cancelamento do voo.

O produto oferece ainda outros tipos de coberturas e serviços, como a de atendimento médico-hospitalar, que pode ser acionada em caso de acidente ou doenças causadas pelo frio intenso. As coberturas, básicas ou adicionais, também podem contemplar assistência odontológica, medica- mentos, morte, auxílio funeral, extravio de malas e traslado de corpo, entre outras.

Atendimento

“Passamos a semana do Natal e a virada do ano respondendo a e-mails e atendendo a turistas que já viajaram ou que ainda vão para os Estados Unidos neste mês. Com o fechamento de aeroportos e o frio intenso, o seguro de cancelamento é a melhor opção”, aponta Maurinei Santos.

Na Intermundial, que tem parceria com a seguradora QBE, o seguro de cancelamento pode ser acionado em 24 casos diferentes de imprevistos, como doenças, gravidez, aprovação em concurso público, entrevistas de emprego, desemprego e cancelamento do casamento. O produto é tido como o caminho mais econômico para fugir das multas abusivas cobradas, em especial pelas companhias aéreas, quando é preciso desistir de uma viagem poucas horas antes do embarque.

Durante seis meses, os pesquisadores da Intermundial Brasil mapearam os principais motivos que levam os viajantes brasileiros a cancelarem uma viagem. O levantamento foi realizado através de consultas a agências de viagens, companhias aéreas e empresas ligadas ao setor de turismo.

Desempenho

Os números da Superintendência de Seguros Privados (Susep), relativos a 2013, fechados até novembro, mostram que o seguro de viagem, que ganhará, em breve, novas regras, movimentou receita de R$ 94,4 milhões, montante 54% superior ao contabilizado no exercício anterior. Apesar do crescimento dos sinistros no período, de 143,5%, as indenizações pagas, da ordem de R$ 17,8 milhões, comprometeram apenas 18,9% da receita.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario